terça-feira, 9 de abril de 2013

Deus, o Robin Hood de todas as horas #014


Robin Hood é um herói mítico inglês, um fora da lei que roubava dos ricos para dar aos pobres. Era hábil no arco e flecha e vivia na floresta. Ele era chamado de “Príncipe dos ladrões” ou “Rei dos ladrões”. Creio que você já deve ter ouvido falar sobre este personagem infantil. Às vezes tenho a sensação que muitas pessoas acreditam que Deus age igual ao Robin Hood: tira algo de uma pessoa para abençoar outra.

Deus não faz acepção de pessoas. Ele quer ver o bem de todas elas, independente do grau de maldade que cada uma comete. O nível do meu pecado não define a intensidade do amor de Deus por mim. Todos nós somos vistos da mesma maneira por Ele. Portanto, Deus jamais irá prejudicar um para beneficiar outro. Ele ama todas as pessoas no mesmo grau de intensidade.

Não pense que Deus irá tirar a riqueza de um político corrupto para ajudar os pobres. Mesmo para ajudar alguém que precise, Ele não força uma pessoa a fazer algo que ela não queira.  Para Deus abençoar alguém não precisa que o outro fique prejudicado. 

Deus não tira de quem tem para dar pra quem não tem, Ele espera que aquele que tem compartilhe com aquele que não tem. Deus não fará comida cair do céu para matar a fome das pessoas necessitadas. Ele deseja que as pessoas façam uma melhor divisão do estoque de alimento existente no planeta. Deus e Robin Hood não tem nada em comum.

Se nós podemos nos ajudar, por que não fazemos?
Por que pensar que Deus deve fazer o que nós deveríamos fazer? 

Um comentário:

  1. Ao refletir sobre este assunto, sinto-me envergonhada porque faço pouco e Deus me ama muitão. E sei que Deus quer amar através de mim...
    Deus nos ama, mas nossas escolhas pode nos, ou ao meu próximo, colocar em situações que isso não nos pareça verdade...

    ResponderExcluir