quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Bíblia, um livro 100% humano #001

Muitos consideram que a bíblia foi escrita por Deus. 
Outros dizem que a bíblia foi ditada por Deus.
E a maioria pensa que a bíblia foi psicografada por Deus.

Psicografia (do grego, escrita da mente ou da alma), segundo o vocabulário espírita, é a capacidade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas por espíritos. (Wikipédia)

Na psicografia a pessoa que está escrevendo a mensagem fica totalmente inconsciente de tudo que está sendo escrito. Geralmente a mensagem recebida através da psicografia possui características de escrita diferentes da pessoa que está recebendo a mensagem. Na psicografia a capacidade humana e conhecimento intelectual da pessoa que está escrevendo a mensagem são totalmente desprezados.

Quando afirmo que a bíblia é um livro 100% humano estou querendo dizer que todas as palavras escritas na bíblia foram escolhidas por seus autores. A forma de expressão de cada versículo foi elaborada conforme a capacidade intelectual da pessoa quem escreveu. Todo o conteúdo bíblico foi escrito por pessoas. Não há nada de sobrenatural na forma de escrita dos textos bíblicos.

Os autores da bíblia escreveram inspirados em Deus, ou seja, eles escreveram em suas palavras sobre o que eles entenderam daquilo que eles viam de Deus. Deus não se apoderou da mão do autor para escrever os textos da bíblia. Cada livro da bíblia é uma expressão humana, é a forma que cada autor encontrou de expressar sobre as verdades de Deus.

Não é a forma de escrita e nem a pessoa quem escreveu que faz da bíblia uma verdade. A verdade da bíblia está na essência transmitida em cada trecho. Na bíblia pode ser até encontrado expressões contraditórias, mas não há nenhuma lição conflitante em toda a mensagem a respeito de Deus. O poder da bíblia está em sua essência e não na forma de escrita do autor.

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir,  para corrigir, para instruir em justiça;" 2 Timóteo 3:16

7 comentários:

  1. Acho que você deveria mais cuidadoso em citar: "Quando afirmo que a bíblia é um livro 100% humano estou querendo dizer que todas as palavras escritas na bíblia foram escolhidas por seus autores." Pois vc está equivocado, primeiro que não existem autores para a Bíblia e sim um Autor que é Deus, claro que houve mais de 40 escritores e não autores que segundo a própria Biblia foram homens de Deus, Conforme: 2 Pedro 1:20-21 que diz "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
    Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As palavras usadas na formação das frases foram escolhidas por quem?

      Excluir
    2. Ok!!! então me diz quem escreveu e quem deu a inspiração, ou você ainda não sabe a diferença entre autor e escritor??? pois humanizando o a autoria da bíblia vc simplesmente esta anulando o Autor dela.........

      Excluir
  2. Bom então vejamos, a Bíblia vc considera como a Palavra de Deus ou dos homens?? se vc responder a Palavra de Deus então posso afirmar que a Autoria é Divina, escrita por homens que consequentemente são apenas escritores, mas se responder que é palavra de homens então seu argumento é absurdo e incoerente uma vez que quem deu a inspiração foi Deus. Pois a própria etimologia da palavra autor, significa: Criador, Instituidor, Fundador, a causa principal, a origem de, conforme os melhores dicionárias de léxico português, algo que o homem não seria capaz de produzir em sua mente a não ser por uma revelação ou inspiração que vem somente de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero dizer que a bíblia é um livro 100% humano pois tudo foi escrito por homens. Sim a bíblia é um livro inspirado por Deus, mas NÃO é um livro ditado por Deus. E também NÃO é um livro psicografado por Deus.

      Imagine 3 pessoas diferentes escrevendo uma frase inspirada na cidade do Rio de Janeiro. Todas as frases serão verdadeiras, mas nenhuma destas frases é de autoria da cidade do Rio de Janeiro. Mas o conteúdo escrito não é das pessoas mas sim da cidade.

      Na bíblia o mais importante não quem escreveu, mas sim sobre Quem foi escrito.
      A bíblia é um livro humano pois foram pessoas que escreveram, mas a bíblia é um livro sobre Deus, pois Jesus é conteúdo temático da bíblia inteira.

      Excluir
  3. Prezado amigo vejo que tens dificuldade de elucidar a questão, claro que entendemos que a Palavra de Deus não foi psicografada, mais o referido aqui que enfatizei desde o começo expõe a diferença de autor e escritor, ou seja quando tratamos de inspiração evidentemente que o que recebemos não é nosso somente somos um canal, um instrumento, um transmissor mais a fonte e a autoria é Divina porque a Palavra não pertence a nos senão de Deus, quando Deus usa alguém sempre Ele respeitara suas faculdades intelectuais, mentais, emotivas e afetivas mais isso não quer dizer que seremos o autor(dono, criador) do que transmitimos, podemos ver isso na pratica quando existe uma reportagem de um relato escrito em vários jornais vamos observar varias diferencias escritas dos escritores mais a mensagem o conteúdo pertence ao jornalista que foi o autor do caso e não o escrivão quem escreveu o texto. Bom encerro aqui minhas considerações, caso esteja a disposição de um estudo mais minucioso me procura no CATU - Centro de Apologia e Teologia de Uberlândia-MG do Pr. Alvaro Sanches. para sua reflexão Tg 3.1 "MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar meu blog, fique sempre na liberdade de expor o que pensa sobre cada texto.

      Excluir