quarta-feira, 22 de maio de 2013

Diferença entre pecado e maldade #019


Não confunda PECADO com MALDADE. Toda maldade é pecado, mas nem todo pecado é uma maldade. Podemos cometer diversos pecados e ainda ser considerado pelos outros como uma pessoa de bem. Podemos ser uma pessoa boa, mas sempre seremos praticantes do pecado. 

Maldade é a prática do mal. Mal é a ação de prejudicar alguém, seja você mesmo ou outra pessoa. Maldade não é deixar de fazer o bem, e sim fazer algo totalmente contrário ao bem. Matar, roubar, bater e difamar são exemplos de maldades. Quando se pratica a maldade, alguém sempre será prejudicado. Este alguém pode ser uma ou um grupo de pessoas. A prática do mal é pior que o pecado, ou seja, a maldade é uma versão piorada do pecado.

Pecado é a prática de viver segundo nossas escolhas e decisões pessoais. Sabemos que todos têm livre arbítrio, todos têm a liberdade de fazer suas escolhas e decisões, sejam elas quais forem. Todas as vezes que uso o meu poder de decisão para beneficiar a mim próprio, estou cometendo um pecado. Se eu dou um presente para um amigo com a intenção de ser bem aceito por ele, isso é pecado. Quando escolho pra mim o melhor lugar pra sentar no ônibus, estou pecando. Você pode dizer que não faz acepção de pessoas, mas todas as vezes que você pensa no melhor pra você, isso é acepção de pessoas. Estou vivendo em pecado quando busco os meus interesses pessoais, e também quando tudo que faço pelos outros é com a expectativa de receber algum tipo de retorno positivo. Pecado é viver pensando em si próprio.

Você pode pensar, então: não posso pensar no meu próprio bem? Claro que podemos pensar em nosso próprio bem, porem quando nos colocamos mais importante que outras pessoas estamos fazendo acepção, ou seja, devemos pensar e tratar todos de igual forma, e isso inclui a nós mesmos.

Eu digo que a maioria das pessoas são boas, mas também afirmo que todas as pessoas são pecadoras. A bíblia diz que todos pecaram, e quem diz que não tem pecado é mentiroso e neste não habita a verdade. O único problema que a humanidade tem com Deus é o pecado. Deus não pensou em si mesmo quando fez tudo que fez, quando criou tudo que criou. Ele não pensou em si mesmo, Deus não fez nada pra si mesmo. Ele pensou em nós.

E todas as vezes que em nossas escolhas pensamos em nós mesmos, estamos sendo diferentes do que Deus foi e, de certa forma, estamos afirmando que Deus se equivocou em agir pensando somente nas pessoas. Será que temos maior sabedoria do que o Criador de todas as coisas, inclusive Criador de nós mesmos?

Um comentário:

  1. Então, podemos afirmar que todos pecam...

    Nossa, Jesus fez todo pensando em nós...

    “Eis o rei da glória
    Teu trono não te separou de mim
    Teu sangue eternizou nossa história
    Nossa aliança não tem fim” Anderson Freire

    ResponderExcluir